O cineasta e o faxineiro

O ano de 1973 contado de baixo pra cima

O sábado é todo dedicado a revisar desigualdade de renda para a prova de economia na próxima quarta. Fiz a maluquice de fugir por duas horas e correr para o cinema. Sessão cedo, mais barata para estudantes e a literalmente dois minutos a pé da minha casa. Para ver a situação em que me encontro: "fazer maluquice" é passar duas horas no cinema num sábado à tarde! :D
Machuca é a história dos últimos dias de Allende e do primeiro de Pinochet contada de baixo para cima. Vista pelas crianças de 1973. Diretor de um elegante colégio de Santiago, um padre americano de idéias progressistas convida meninos da favela próxima para estudarem lá. Assim, Gonzalo Infante e Pedro Machuca se conhecem e a história dos últimos dias do breve período socialista é contada através dos olhinhos dos dois.
- Seu amigo? Pois o seu amigo daqui a cinco anos vai estar entrando na universidade. E você vai trabalhar lavando banheiros! Cinco anos mais tarde, ele vai começar a trabalhar na empresa do papai dele e você ainda vai estar lavando banheiros. Cinco anos depois, ele vai ser dono da empresa do papai. E você? Você ainda vai estar lavando banheiros.
Essa é a cena em que o pai do Pedro, um bêbado desesperançado, faz a gente engolir a seco. O filme é inspirado na própria experiência do diretor Andrés Wood, que em 1973 tinha 8 anos e estudava num colégio americano em Santiago. Wood é festejadíssimo e o seu brilhante filme mostra um lado da história que não se conhecia. Voltei pra casa com um nó na garganta e pensando nos Pedros e Pedras Machucas que conheci na infância. É muito provável que eles estejam lavando banheiro.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home